Tratando o câncer com acupuntura e nutrição

 
 
 
 
 
    
 
 
Infelizmente o Câncer hoje em dia é uma doença muito presente nas clinicas veterinárias e acomete muitos cães e gatos.

Existem diversos tipos de câncer e neoplasia, algumas malignas e outras benignas, alguns mais severos outros menos. O intuito deste artigo não é falar sobre neoplasias, sintomas e diagnósticos em geral, o que eu quero falar hoje é sobre a associação de tratamentos de câncer em cães.

Se você tem ou conhece um cachorro que tenha câncer, preste bem atenção nesta frase:

Fazer Quimioterapia e não associar com outros cuidados = resultados muito pobres no tratamento.

As pessoas e até mesmo muitos veterinários enxergam a doença, seja ela qual for, como um fato isolado. A verdade é que sempre que um animal ou até mesmo um humano estiver doente, significa que seu organismo está em desequilíbrio biológico e energético. É preciso olhar o paciente como um todo e é nessa hora que terapias alternativas entram em cena: A dietoterapia (é importante não se limitar somente à ração) e a Acupuntura.

Porque a acupuntura ajuda no tratamento contra o câncer? A acupuntura  é excelente para ajudar e aperfeiçoar o tratamento contra o câncer, pois reduz as náuseas e vômitos, alivia os efeitos colaterais da quimioterapia e as dores crônicas.

A acupuntura veterinária é o recurso terapêutico mais conhecido da Medicina Tradicional Chinesa no Ocidente. O termo acupuntura vem do latim acus, que significa agulha, e pungare, que significa inserir, furar. Desse modo, a prática desta terapia consiste na inserção de tipos especiais de agulhas em locais precisos do corpo, visando à introdução, à mobilização, à circulação e ao desbloqueio da Energia, além da retirada das chamadas Energias Turvas (perversas), promovendo a harmonização, o fortalecimento dos órgãos, vísceras e do corpo, com o intuito de prevenir ou tratar doenças. A terapia promove analgesia, reabilitação motora, tonificação e relaxamento muscular.

É um tratamento alternativo, seguro,custo relativamente baixo  e muito eficiente para várias enfermidades caninas e felinas. Veja só:

Podemos destacar os benefícios da acupuntura em doenças neuromusculares, problemas de coluna, distúrbios respiratórios, digestivos e sequelas de cinomose, destacando que a acupuntura veterinária é particularmente útil para analgesia em dores agudas e crônicas e tratamento de paralisias.

Os principais benefícios da acupuntura veterinária são:

– Indicada para animais de qualquer idade ou sexo

– Pode ser utilizada em qualquer enfermidade ou localização

– Não causa dor ao animal nem reações adversas

– Não possui contra-indicação

-Custo muito baixo quando comparado com uma intervenção cirurgica

Além de todos esses benefícios, a acupuntura não causa dor, é super relaxante ( cães adoram), e por ser um tratamento natural,  não causa nenhum efeito adverso e não interfere negativamente com nenhum outro tipo de tratamento que o animal possa fazer.

Cada sessão dura entre 20 a 40 minutos, dependendo de cada paciente, no começo as sessões variam entre 1 a 2 vezes por semana, mas dependendo do quadro e gravidade da patologia.

Além da acupuntura, a nutrição também é um fator MUITO importante para o tratamento e prevenção do câncer em cães.

Os objetivos da alimentação / dieta para tratar o câncer são:

Induzir a morte das células cancerígenas
Melhorar o sistema imune
Desintoxicar o animal
Reverter as mutações genéticas
Existem diversos alimentos que são fortes aliados no tratamento e prevenção do câncer, como por exemplo, o ovo, o queijo cottage, óleo de peixe, própolis, etc.

Para melhorar as náuseas e vômitos: Suco de gengibre.

 Para evitar perda evitar excessiva de peso: carnes, beterrabas.

 

Fonte:cachorro saude. Dr Alexandre Figueiredo